POR QUE SOMOS POVO DE DEUS? - I Pd 2. 9-10

A igreja é chamada para ser um povo missionário, povo que represente Deus no mundo. O chamado é para toda a igreja, e não para alguns. Logo, se faço parte da igreja, é minha responsabilidade proclamar o Evangelho.

O texto lido, no v. 9 diz que: “Antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus”. Pedro está falando da igreja que é “povo de Deus”. Mas povo de Deus para quê? Povo de Deus com qual finalidade?

Tema: Por que e para que somos povo de Deus?

1. Estamos no mundo como povo de Deus para cumprir o Seu propósito, v. 9. “... Vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade...”. Ele comissionou a igreja como “geração eleita” e nossa caminhada no mundo deve estar imbuída do cumprimento da Missão de Deus. A Missão é dEle, mas fomos chamados, vocacionados, nomeados para participar de Sua Missão – a MISSIO DEI.

2. Estamos no mundo como povo de Deus para levar pessoas a Ele, v. 9b– “Para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou”. A nossa missão é “anunciar” o Senhor, pois o desejo de Deus é que todos saibam quem Ele é e o adore, e não apenas o que Ele faz. Estamos no mundo para sermos porta-vozes das boas novas de Deus. A proclamação inclui “todas as nações”, como diz Sl. 96.3: "Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas".

3. Estamos no mundo como povo de Deus para ser agentes de transformação – “Não éreis povo, agora sois povo de Deus”. Somos um povo escolhido para proclamar o Reino de Deus no lugar em que nos encontramos. Cada um de nós, como agentes de Deus, temos a missão de proclamar as boas novas do Evangelho. Ele nos deu a missão de fazer o seu Reino conhecido, pois somos Seus agentes. É através da igreja que o Reino é anunciado, proclamado e implantado no mundo.

Conclusão: Precisamos demonstrar os sinais do Reino para que se cumpra a palavra de Jesus: “Venha o teu Reino”!

Pr. Florencio de Ataides