Missão Integral no contexto social

07/11/2011 18:03

Missão Integral no contexto social

Introdução: Quando falamos em Missão Integral, temos de nos reportar ao ministério do Senhor Jesus. Ele preocupou-se com o homem como um todo, importando-se com ele e suprindo suas necessidades básicas. A sua preocupação com o ser humano era além do espiritual, abrangendo também o aspecto físico e psicológico.

Quando analisamos as Escrituras Sagradas, encontramos o Senhor Jesus fazendo Missão Integral. O texto de Mt 9:35-38 dá-nos a idéia do que fazia em seu ministério, pois o verso 35 diz: “percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino e curando toda sorte de enfermidades”.

Aqui temos a abrangência de seu ministério, quando buscou indiscriminadamente os marginalizados, oprimidos, cativos, machucados, cegos, surdos, coxos, leprosos, aleijados, desamparados, desgarrados, perdidos, etc. Essa foi a sua Missão: “buscar os perdidos da casa de Israel”. Qual foi a sua motivação em buscar aqueles desvalidos que viviam desprezados por seus semelhantes? A Compaixão! Pois via as multidões desamparadas como ovelhas que não tem pastor. Viviam desorientados, sem direção, proteção, alimento, afetados pelos descaminhos do destino, precisando de amparo. Jesus é o maior exemplo de Missão integral, Ele preocupou-se com o homem por inteiro: corpo e alma!

  1. O que é Missão integral?

O Concílio de Lausanne, realizado na Suíça em 1974, teve como lema “Toda igreja, levando todo evangelho, a todo homem em todo mundo”. Aqui, a Missão Integral é definida como o Evangelho completo (todo) ao homem completo (todo). Preocupando-se com o homem como um “todo”, ou seja, espiritual, psicológica e fisicamente. 

Missão Integral é o retorno às origens do cristianismo bíblico, atendendo o ser humano em todas as suas necessidades, promovendo seu bem estar material e espiritual. A Missão Integral inclui fé e obras. John Stott disse: “o ser humano deve ser uma comunidade integrada de corpo e alma”.

Evangelização e responsabilidade social são partes integrantes da Missio Dei, portanto, são inseparáveis e indispensáveis na missão da Igreja. Evangelizar é atender o indivíduo na totalidade. Não só o Evangelho e nem só o pão.

Devemos relacionar evangelismo e ação social, pois andam juntos! Um não existe sem o outro. Se a igreja vai fazer missões, precisa ser Integral, senão, é um Evangelho incompleto, deformado e manco. Ação social é parte da proclamação do Evangelho. Jesus deu o exemplo em seu ministério. Emilio Castro diz: “o evangelismo existe somente onde há preocupação social, sem ela pode haver propaganda, proselitismo, mas dificilmente boas-novas”.

  1. Origem da Missão Integral.

A origem da Missão Integral não é nova, no Antigo Testamento encontramos claramente este assunto como uma ordem de Deus ao seu povo. Vários textos fazem referência ao ensinamento divino quanto à questão social. O próprio Deus exorta-nos quanto ao cuidado par com a viúva, o órfão, o pobre e o estrangeiro (Sl. 68:5 e Lv. 19:10).

Jesus veio com o propósito de resgatar o homem na sua integralidade. João 1:14 diz: “e o verbo se fez carne e habitou entre nós”. Para quê? Para buscar e salvar o que se havia perdido! Da mesma forma, nós, como seus discípulos, temos a mesma incumbência: “assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo”, Jo. 17:18. Jesus nos enviou. Para quê? Para fazer as mesmas obras que fazia.

A Igreja Primitiva entendeu essa missão e preocupou-se com os desfavorecidos. Em Atos, encontramos a Igreja organizando-se a fim de atender aos necessitados que estavam sendo esquecidos. Paulo preocupou-se com os necessitados de Jerusalém, Tiago recomendou a prática das boas obras e a preocupação com a condição física do próximo como prova de uma fé viva.

Durante a História da Igreja homens de Deus como João Calvino, Wesley Wilbeforce, Jorge Muller e tantos outros fizerem diferença na sociedade em que viviam, envolvendo-se na ação social, pois viam nisto a missão da Igreja.

  1. A Missão Integral é a Missão da Igreja.

Como Igreja, devemos empregar todos os esforços para atender a proposta de Lausanne e pensar seriamente na questão desse “Todo”. A missão da Igreja e sua responsabilidade social referem-se aos atos de misericórdia e compaixão para com aqueles que sofrem e que não estão em condições de retribuir o favor.

A Igreja tem a Missão de ser e fazer discípulos segundo o modelo de Cristo; para isso precisamos fazer o que Ele fazia. Ter um Evangelho completo: fé e obras. As obras são resultados da fé que possuímos no Senhor Jesus. Devemos ser responsáveis socialmente não para sermos salvos, mas porque somos salvos. O Evangelho equilibrado tem fé e obras ao mesmo tempo.

  1. Como fazer Missão Integral?

Existe pelo menos duas maneiras de fazer a Missão Integral. A primeira é através da Filantropia, atendendo a pessoa em suas necessidades imediatas. Ou seja, amenizando os problemas do dia a dia. Como por exemplo, doando cestas básicas, remédios, etc. É momentânea, atende a necessidade imediata, mas não muda a situação da pessoa ao longo da vida. A segunda é eliminar as causas das necessidades, revendo a estrutura que causa tal situação, proporcionando oportunidades ao indivíduo para mudanças em sua realidade. Pode-se, por exemplo, inserir o indivíduo no mercado de trabalho, oferecendo-lhe cursos profissionalizantes.

  1. Por que a igreja brasileira falha na Missão Integral?

Entre alguns fatores podemos destacar alguns deles como, por exemplo:

a. Herança missionária. Os missionários americanos e europeus não transmitiam a mesma visão missionária para as igrejas autóctones. Assim, deixaram a impressão de que missões é algo que o Brasil recebe e não precisa fazer, como afirma Timóteo Carriker.

b. Comodismo. Há um comodismo na igreja. Eu estou bem e fecho os olhos para aqueles que estão carentes ao meu lado. Não é problema meu! Transfere-se a responsabilidade de fazer alguma coisa.

c. Falta de visão do seu potencial. Temos um potencial enorme, mas ficamos esperando que os outros façam. Podemos minimizar o sofrimento de milhares de pessoas, basta iniciativa da nossa parte.

  1. Como podemos realizar a Missão Integral?

Segundo Calvino Rocha, podemos realizar a Missão Integral da seguinte forma:

a. Valorizando os desafios independentemente da sua dimensão. Pode ser impossível aos nossos olhos, mas não aos olhos de Deus. É começar e não ter medo dos desafios.

b. Identificando os desafios que estão próximos. Às vezes não conseguimos enxergar problemas sociais que estão ao nosso lado e que com pouca coisa podem ser amenizados ou solucionados.

c. Partilhando recursos. Dividir aquilo que temos. Quando olhamos para as pessoas que estão a nossa volta, percebemos que podemos fazer alguma coisa. Basta ter compaixão e generosidade. Jesus multiplicou os poucos pães e alimentou uma multidão faminta.

d. Aprendendo com a história. Temos muitos exemplos na história de pessoas que começaram do nada. Com boa vontade e amor, fizeram diferença no seu tempo.

e. Estabelecendo um projeto de encarnação. Assim como Jesus encarnou-se, identificando-se com a humanidade e tendo compaixão profunda por ela, assim devemos fazer. Dar a vida para restaurar pessoas que são a imagem e semelhança de Deus.

Conclusão: A Missão Integral da Igreja, no contexto social, é responsabilidade nossa e não podemos nos eximir desta incumbência tão nobre aos olhos do Pai. Pois só assim resgataremos o ensinamento bíblico para os dias de hoje. A Missão Integral é um convite para sermos coerentes com o que pregamos. Que Deus nos ajude a cumprir nossa missão!

 

Pr. Florencio de Ataídes

BIBLIOGRAFIA:

PADILHA, C. René. Missão Integral. Londrina: Descoberta, 2005.

ROCHA, Calvino. Responsabilidade  Social da Igreja. Londrina-PR: Descoberta, 2003.

Missão Integral: proclamar o Reino de Deus, vivendo o evangelho de Cristo. Viçosa-MG: Ultimato, 2004. (vários autores)